Elaine Leal Carvalho – Terapeuta https://www.elainelealcarvalho.com.br/ Tue, 23 Nov 2021 20:51:00 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.4 https://www.elainelealcarvalho.com.br/wp-content/uploads/2018/09/cropped-favicon-elaine-leal-carvalho-32x32.png Elaine Leal Carvalho – Terapeuta https://www.elainelealcarvalho.com.br/ 32 32 Autoconhecimento e Seres Humanos https://www.elainelealcarvalho.com.br/autoconhecimento-e-seres-humanos/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/autoconhecimento-e-seres-humanos/#respond Tue, 23 Nov 2021 20:08:56 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1240 Seres humanos, são seres humanos, em qualquer parte do mundo. Têm sentimentos, emoções, pensamentos, que são puramente humanos. Quando um ser humano decide trilhar o caminho do autoconhecimento, está em busca de algo. Este algo, pode incluir muitas coisas. É importante observar e incluir perspectivas que vão além do habitual. As origens de uma pessoa, […]

O post Autoconhecimento e Seres Humanos apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Seres humanos, são seres humanos, em qualquer parte do mundo.

Têm sentimentos, emoções, pensamentos, que são puramente humanos.

Quando um ser humano decide trilhar o caminho do autoconhecimento, está em busca de algo. Este algo, pode incluir muitas coisas.

É importante observar e incluir perspectivas que vão além do habitual.

As origens de uma pessoa, tais como, povos que compõem as famílias de pai e mãe, região em que nasceu, miscigenação, cor da pele, religião, cultura, educação, geração, local onde vive, profissão, idade atual, hábitos, costumes, compõem a existência e tem influência forte no comportamento, ações, sentimentos e pensamentos, modo de vida.

A biografia de cada um de nós, mostra estes elementos todos. Está em nós. Não há como excluir.

Todos nós, trazemos em nossos corpos, estes elementos, mesmo que estejamos em negação, desconhecimento e desconexão.

Quantas vezes você ouviu alguém contar um acontecimento e no meio da narrativa havia uma frase do tipo “meu sangue italiano ferveu”, “baixou uma espanhola em mim”, “estou me sentindo uma cigana”, “orientais são todos iguais”, “sou nordestino arretado”. Apenas exemplos, no entanto acontece com frequência.

E o que isso quer dizer? Diz muito sobre a pessoa, mais do possamos supor.

De certo modo, traz pistas preciosas de como a pessoa lida com seus sentimentos, emoções, pensamentos. Está no DNA de cada um de nós, especialmente em nós brasileiros, bastante miscigenados.

Pensamentos, sentimentos, emoções são iguais em todos os seres humanos que habitam o planeta Terra.

De certo modo, o que pode controlar a intensidade e a expressão destes aspectos, é a origem, a cultura em que a pessoa viveu e cresceu, a educação recebida na família, na escola, no convívio social, a religião ou não religião.

O caminho do autoconhecimento, pede, a quem o procura, que observe estes aspectos.

Mesmo que uma pessoa não saiba absolutamente nada sobre suas origens, em algum lugar no seu íntimo, estas origens pulsam e oferecem pistas seguras.

Certa ocasião, eu estava em uma festa de casamento de uma descendente de japoneses com um descendente de poloneses e a disposição das mesas para dividir as famílias e os convidados de um lado e de outro, era propositalmente visível e eis que chega atrasada um familiar do lado polonês. As mesas estavam ocupadas do lado polonês e havia uma mesa sobrando do lado japonês. A convidada se recusou a juntar-se com o lado japonês e exigiu que a mesa fosse levada para o lado polonês com uma frase que eu ouvi em alto e bom som:

“eu detesto esta raça de japoneses, quero me sentar com os meus”.

Detalhe, eu não estava sentada em nenhum dos lados, estava trabalhando no evento, contratada pelos noivos como assessora do dia.

Este acontecimento reverberou em mim profundamente.

Trouxe muitos questionamentos sobre como este aspecto do ser humano ressoa.

Minha sugestão é que quando nos dispomos a  conhecer as variadas culturas e modos diversos do viver, estes saberes, contribuem para a expansão  e compreensão do ser humano.

Se você pode viajar e conhecer lugares, conheça também a cultura destes lugares.

Leia, pesquise, converse com as pessoas que nasceram e vivem nestas localidades.

Tenho certeza de que sua perspectiva sobre autoconhecimento, se ampliará.

Comece por você, por suas origens e seu contexto.

Boa viagem!


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post Autoconhecimento e Seres Humanos apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/autoconhecimento-e-seres-humanos/feed/ 0
Frustração https://www.elainelealcarvalho.com.br/frustracao/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/frustracao/#respond Thu, 21 Oct 2021 15:50:39 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1236 Frustração é um estado psíquico (emocional) quando uma pessoa é impedida por outros e por si mesma de atingir a satisfação de um desejo ou de algo que não acontece. Está intimamente ligada com EXIGÊNCIA. Alguns dos sintomas da frustração são: desânimo, incômodo, perda de vivacidade, raiva exacerbada, aumento da agressividade consigo e com outros […]

O post Frustração apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Frustração é um estado psíquico (emocional) quando uma pessoa é impedida por outros e por si mesma de atingir a satisfação de um desejo ou de algo que não acontece.

Está intimamente ligada com EXIGÊNCIA.

Alguns dos sintomas da frustração são: desânimo, incômodo, perda de vivacidade, raiva exacerbada, aumento da agressividade consigo e com outros e por aí vai.

Criar e alimentar expectativas que não são satisfeitas, geram frustrações e todos nós tivemos e teremos frustrações.

A frustração é fundamental para o desenvolvimento da vida, no entanto é importante identificá-la e ouvi-la.

Se a frustração não é identificada, a tendência, é a dor que ela traz, se intensificar e neste aumento de dor, pode levar o indivíduo à muitas consequências, como por exemplo a DEPRESSÃO e outros transtornos.

No modo neurótico de controle do ego, temos a ilusão de que podemos controlar tudo e todos.

Controle e frustração estão no mesmo “pacote”.

Sabe quando as crianças fazem birra porque os pais não podem ou não querem atender a uma exigência infantil?

Então… elas expressam através da birra, a frustração.

Quando se identifica o sentimento de frustração, dá-se um passo importante para ouvir o que a frustração quer nos dizer.

Talvez a frustração nos diga que nosso objeto de desejo, não é possível, podemos buscar outra coisa, de outro jeito, com outra abordagem. A frustração nos conta, que do jeito que estamos fazendo, não vai dar certo.

São pontos importantes a considerar.

Se você não consegue identificar seus sentimentos, busque ajuda.

Conhecer os sentimentos é necessário à compreensão da condição de ser humano.

Coragem!


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post Frustração apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/frustracao/feed/ 0
O que é a Constelação Familiar https://www.elainelealcarvalho.com.br/o-que-e-a-constelacao-familiar/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/o-que-e-a-constelacao-familiar/#respond Mon, 20 Sep 2021 21:03:13 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1234 Quando alguém decide conhecer o CAMINHO da Constelação Familiar, algo dentro de si está em movimento, provavelmente, a algum tempo. Repare que usei o verbo decidir. Trata-se de uma decisão interna, uma decisão solitária que vem de algum lugar dentro de si, talvez de uma necessidade de apaziguamento, de reconciliação, compreensão, de sentir-se inteiro(a). Para […]

O post O que é a Constelação Familiar apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Quando alguém decide conhecer o CAMINHO da Constelação Familiar, algo dentro de si está em movimento, provavelmente, a algum tempo.

Repare que usei o verbo decidir. Trata-se de uma decisão interna, uma decisão solitária que vem de algum lugar dentro de si, talvez de uma necessidade de apaziguamento, de reconciliação, compreensão, de sentir-se inteiro(a).

Para além de variados conceitos e interpretações, a Constelação Familiar é uma vivência pessoal.

“O milho, para ser pipoca, passa pelo fogo.”

Poderia escrever toda a teoria e embasamento deste trabalho, no entanto, os livros escritos pelo criador da Constelação Familiar, o alemão Bert Hellinger, estão disponíveis e acessíveis aos que queiram aprofundar-se na teoria.

Como tudo na vida, o trabalho da Constelação Familiar, também evoluiu, cresceu, o próprio criador, Bert Hellinger, observou e compilou esta evolução.

Com isso, ao procurar pelo trabalho, as pessoas se deparam com as leis ocultas que regem os RELACIONAMENTOS, também conhecidas como ORDENS DO AMOR.

Constelação Familiar trata dos RELACIONAMENTOS. Todos eles.

Cada constelador(a) imprime sua forma de trabalhar com base em sua FORMAÇÃO, vivências pessoais e experiência em atendimentos.

A base deste trabalho é a observação de como as Ordens do Amor atuam no cliente e em sua família de origem e, reverbera nas relações amorosas, no trabalho, na profissão, na saúde, dinheiro, prosperidade, entre tantos outros aspectos.

Isso se mostra no atendimento individual e atendimentos nos grupos, onde emerge e pode ser vista, percebida, sentida.

Compreender as Ordens do Amor, pede a quem procura pela Constelação Familiar, disposição interna e abertura para uma nova POSTURA diante dos acontecimentos na família.

Esta nova POSTURA abrange a concordância, o assentimento de que os membros da família são como são, não temos como “consertar” o passado, no entanto, podemos incluí-lo. Quando fazemos a inclusão de pessoas, acontecimentos, podemos sentir alívio e leveza.

E então, a vida flui. A Constelação Familiar, olha para a frente…

Quem trouxe uma questão para a Constelação Familiar conhece esta sensação de alívio e leveza.

Este trabalho tem como grande aliado, o TEMPO. Um tempo que não está sob o controle de ninguém.

Tempo necessário para que as ORDENS do AMOR atuem.

O ser humano tem a necessidade de entender, criar formas, explicações, de modo a atender a racionalidade sedenta.

A Constelação Familiar tem bases sólidas, inclusive científicas, entretanto, acontece no campo fenomenológico.

Depois de todo este texto, a pergunta é:

O QUE É A CONSTELAÇÃO FAMILIAR?

Eu respondo: Um caminho de possibilidades…

Entre tantas possibilidades, estão as de: crescimento pessoal, apaziguamento interno, autoconhecimento, retorno ao seu lugar dentro da família e no mundo, alívio e leveza nas questões íntimas e pessoais, confiança na Força Criadora e Criativa que tudo sabe, tudo rege e que se alegra conosco.

Reafirmo: O MILHO, PARA SER PIPOCA, PASSA PELO FOGO.


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post O que é a Constelação Familiar apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/o-que-e-a-constelacao-familiar/feed/ 0
O que acontece em uma Sessão de Constelação Familiar https://www.elainelealcarvalho.com.br/o-que-acontece-em-uma-sessao-de-constelacao-familiar/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/o-que-acontece-em-uma-sessao-de-constelacao-familiar/#respond Mon, 20 Sep 2021 21:02:03 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1233 Esta é uma pergunta recorrente sobre a Constelação Familiar. A princípio, a resposta é: depende. Depende do cliente. Do que ele traz como sendo uma questão, a postura em relação aos acontecimentos dentro de sua família, se está disposto internamente. As vezes é só curiosidade…as vezes o cliente tem dúvida, as vezes está na sessão […]

O post O que acontece em uma Sessão de Constelação Familiar apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Esta é uma pergunta recorrente sobre a Constelação Familiar.

A princípio, a resposta é: depende. Depende do cliente.

Do que ele traz como sendo uma questão, a postura em relação aos acontecimentos dentro de sua família, se está disposto internamente.

As vezes é só curiosidade…as vezes o cliente tem dúvida, as vezes está na sessão por imposição e para atender interesses de terceiros.

Existem questões que não necessitam deste trabalho. O constelador(a) percebe isso.

Ressalto que, cada constelador(a) tem sua forma e seu jeito próprio de atender seus clientes e estabelecer seus critérios.

No atendimento individual pode-se usar as figuras, que servirão como representantes dos membros da família do cliente (muitos chamam de bonecos).

O uso das figuras não é necessariamente, obrigatório. Existem outras possibilidades que auxiliam este atendimento que pode ser feito diretamente com o cliente. Mais uma vez, depende.

O constelador(a) pode fazer perguntas objetivas ao cliente de modo a conduzir o mesmo, a entrar em contato com aquilo que realmente é importante para que o trabalho aconteça.

No atendimento em grupo presencial, as pessoas do grupo, quando se dispõem, são chamadas a representar os membros da família do cliente e vivenciar os sentimentos destes membros. Neste formato, o cliente consegue visualizar o que acontece em seu sistema familiar. Consegue visualizar como os relacionamentos são, em outro nível de consciência, dentro do campo fenomenológico.

Quem já participou deste trabalho em grupo presencial, pode narrar o que percebeu, o que sentiu e o que colheu de benefícios, representando pessoas as quais não conhece e não sabe absolutamente nada sobre suas vidas.

Vivenciar a constelação seja no atendimento individual, seja em grupo, é a forma mais interessante de conhecer e ver o que acontece na sessão.

“para ser pipoca, o milho passa pelo fogo.”

É uma vivência individual, íntima e profunda.


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post O que acontece em uma Sessão de Constelação Familiar apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/o-que-acontece-em-uma-sessao-de-constelacao-familiar/feed/ 0
Para que serve a Constelação Familiar https://www.elainelealcarvalho.com.br/para-que-serve-a-constelacao-familiar/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/para-que-serve-a-constelacao-familiar/#respond Mon, 20 Sep 2021 20:59:51 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1232 A Constelação Familiar está a serviço da vida, em todos os seus aspectos. Serve ao amor que cura. O amor que cura não julga, não exclui e respeita o destino dos membros de nossas famílias reconhecendo o pertencimento dos mesmos e seus lugares de direito, dentro das famílias, independente dos acontecimentos presentes e nas gerações […]

O post Para que serve a Constelação Familiar apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
A Constelação Familiar está a serviço da vida, em todos os seus aspectos.

Serve ao amor que cura. O amor que cura não julga, não exclui e respeita o destino dos membros de nossas famílias reconhecendo o pertencimento dos mesmos e seus lugares de direito, dentro das famílias, independente dos acontecimentos presentes e nas gerações anteriores.

Serve para que as Ordens do Amor atuem e apaziguem os relacionamentos.

Serve para que possamos dobrar nossas cabeças, diante daqueles que se dispuseram a fazer com que a vida chegasse até nós e agradecermos. Quando nos abrimos e reconhecemos que a vida vem de longe, através dos nossos antepassados, seguimos em frente e em paz com as nossas vidas, com todos dentro do coração.

Serve para que encontremos nosso lugar de pertencimento na família e deixemos com os que vieram antes de nós, todos os assuntos que pertencem a eles, saindo da intromissão consciente e inconsciente, contribuindo para que a precedência dos que chegaram primeiro no sistema familiar se estabeleça.

Serve para que dentro dos relacionamentos, possamos encontrar o equilíbrio entre o dar e receber.

Serve para que sigamos em frente com nossas vidas e a possibilidade de uma nova postura diante dos acontecimentos.


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post Para que serve a Constelação Familiar apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/para-que-serve-a-constelacao-familiar/feed/ 0
Mitos sobre a Constelação Familiar https://www.elainelealcarvalho.com.br/mitos-sobre-a-constelacao-familiar/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/mitos-sobre-a-constelacao-familiar/#respond Mon, 20 Sep 2021 20:50:04 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1221 Existem muitas ideias acerca das Constelações Familiares. O nome Constelação Familiar vem de:  original do trabalho desenvolvido por Bert Hellinger em alemão é Familienaufstellung e significa, numa tradução literal, “Colocação [Representação] familiar”. Ideias, pensamentos, teorias, opiniões, experiências desagradáveis que, muitas e muitas vezes, são equivocadas. Isso acontece com frequência, sempre que algo relativamente novo, é descoberto […]

O post Mitos sobre a Constelação Familiar apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Existem muitas ideias acerca das Constelações Familiares.

O nome Constelação Familiar vem de:  original do trabalho desenvolvido por Bert Hellinger em alemão é Familienaufstellung e significa, numa tradução literal, “Colocação [Representação] familiar”.

Ideias, pensamentos, teorias, opiniões, experiências desagradáveis que, muitas e muitas vezes, são equivocadas.

Isso acontece com frequência, sempre que algo relativamente novo, é descoberto e divulgado, em qualquer área. Isso também faz parte da vida.

Certos “mitos” sobre as coisas todas, surgem quando não há interesse na compreensão do embasamento, por exemplo, do trabalho da Constelação Familiar.

Alguém, ouviu dizer de alguém, que também ouviu de outros, que a Constelação Familiar é religião, é adivinhação, é milagre, é solução mágica, é seita, é paranormalidade, é farsa, que tem relação com as estrelas, astrologia, e um montão de coisas.

Não! Constelação Familiar é um trabalho criado pelo alemão Bert Hellinger (in memoriam), nascido em 1925, formado em Teologia, Pedagogia, trabalhou 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os zulus na África do Sul, formação e experiência como Psicanálise, Terapia Primal, Análise Transacional, Hipnoterapia e Terapia Familiar, desenvolveu um método original de constelações sistêmicas largamente difundido em todos os continentes.

Bert Hellinger em seus inúmeros seminários e atendimentos pelo mundo, observou, compreendeu, formatou o que nominou como ORDENS DO AMOR.

O que são as ORDENS DO AMOR?

São três leis OCULTAS que regem os relacionamentos humanos, através das gerações e membros das famílias.

Constelação Familiar, trata dos RELACIONAMENTOS humanos. Todos eles.

É disso que se trata, em uma sessão de Constelação Familiar.

Neste trabalho, quando alguém o procura, o que realmente importa, é a observação dos relacionamentos, como eles acontecem, principalmente na família de origem.

A partir deste ponto, os movimentos acontecem no campo fenomenológico e assim é percebido por todos, independente de religião, ideias, opiniões e tipos de personalidades.

O que se mostra neste campo são as Ordens do Amor: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio entre o dar e tomar.

Aos que desejam aprofundar-se na compreensão do trabalho de Constelação Familiar, a sugestão é que leiam os livros escritos por Bert Hellinger, tais como: No Centro Sentimos Leveza, A Simetria Oculta do Amor e a biografia, Meu trabalho, minha vida.


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post Mitos sobre a Constelação Familiar apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/mitos-sobre-a-constelacao-familiar/feed/ 0
A Visita da Ansiedade https://www.elainelealcarvalho.com.br/a-visita-da-ansiedade/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/a-visita-da-ansiedade/#respond Wed, 18 Aug 2021 21:47:24 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1205 Há quem afirme que a ansiedade surge por não nos mantermos com a mente no tempo presente, ela oscila entre passado e futuro. Também tem os que afirmem que a mente ocupada com trabalho e outras coisas, é capaz de deter a ansiedade. O ritmo acelerado em que vivemos, contribui muito para o crescimento da […]

O post A Visita da Ansiedade apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Há quem afirme que a ansiedade surge por não nos mantermos com a mente no tempo presente, ela oscila entre passado e futuro.

Também tem os que afirmem que a mente ocupada com trabalho e outras coisas, é capaz de deter a ansiedade.

O ritmo acelerado em que vivemos, contribui muito para o crescimento da patologia.

Não paramos 10 segundos para prestar atenção e nos perguntar o que estamos sentindo.

Não paramos 10 segundos para inspirar e expirar conscientemente.

Muitos de nós creem, que algo externo possa conter a “senhora” ansiedade.

E assim, torna-se patológica e faz seu caminho aos poucos com crises incontroláveis, sintomas físicos que por vezes são desesperadores, e então o recurso mais rápido e de alívio imediato são os ansiolíticos.

Esclareço que não tenho nada contra o uso de medicamentos, que se fazem necessários, em diagnósticos psiquiátricos onde o paciente está em crise aguda ou em risco de morte. A medicina está para nos ajudar.

“A ansiedade surge no vácuo da impaciência.”

Ouvi esta frase em um podcast de uma profissional da área do autoconhecimento e fez sentido para mim. Faz sentido para você?

Não temos paciência para quase nada. Queremos controlar tudo e quando percebemos que não é possível, ansiamos… e é este imediatismo que nos distrai de nós mesmos, daquilo que realmente sentimos e não reconhecemos.

Expectativas exageradas e doentias do que ansiamos, quando não acontecem, geram frustrações, que geram feridas emocionais, que geram dor.

É uma cadeia de pensamentos, sentimentos que nos tornam ansiosos.

A “visita” da ansiedade, muitas vezes traz consigo um convite.

Nos convida para a desaceleração das expectativas, para a consciência de nossas instabilidades emocionais e para o que está nas “sombras.”

Nos convida a acolher nossa humanidade, na totalidade.


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post A Visita da Ansiedade apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/a-visita-da-ansiedade/feed/ 0
Terapia e Ajuda https://www.elainelealcarvalho.com.br/terapia-e-ajuda/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/terapia-e-ajuda/#respond Wed, 18 Aug 2021 21:01:37 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1198 Todos temos momentos na vida, em que somos assolados por pensamentos que se somam a sentimentos, sensações que não sabemos nominar. Talvez vazio interno, angústia, aflição. A descrição verbal foge do vocabulário que se conhece. E então internamente, questionamentos surgem. Muitos questionamentos. As respostas com as possíveis soluções, não aparecem…estão bloqueadas. Algumas pessoas desejam ajuda, […]

O post Terapia e Ajuda apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Todos temos momentos na vida, em que somos assolados por pensamentos que se somam a sentimentos, sensações que não sabemos nominar.

Talvez vazio interno, angústia, aflição. A descrição verbal foge do vocabulário que se conhece.

E então internamente, questionamentos surgem. Muitos questionamentos.

As respostas com as possíveis soluções, não aparecem…estão bloqueadas.

Algumas pessoas desejam ajuda, no entanto, tem receio de buscar por esta ajuda.

Este receio é natural, envolve muitas coisas.

Medo, vergonha, orgulho, vaidade, não aceitação, baixa autoestima, necessidade de parecer bem aos olhos dos outros e do meio em que se vive, ser incompreendida pela família, no trabalho, pelos amigos, entre tantas outras coisas.

Quando alguém decide, espontaneamente, procurar por ajuda terapêutica, muitas vezes, está neste processo há muito tempo, despendeu muita energia pensando se realmente é necessário estar em sessões de terapia.

A pessoa pensa “vou conseguir sozinha “.

Existem muitas falácias no imaginário popular em relação à terapia e estas falácias se derivam por falta de conhecimento.

Terapia não é coisa de “gente maluca”, não é coisa de “mimados”, não é coisa do “outro mundo”, não é coisa “boa para os outros, para mim não”, não é coisa de “desocupados”, não é coisa de “gente que não acredita em Deus, gente que não reza”, “não é coisa de gente fresca.”

Terapia não é “coisa.” Terapia é ajuda que direciona a pessoa a conhecer-se.

CONHECE-TE A TI MESMO.

Conhecer sua psiquê. Olhar para os acontecimentos, as situações, as dores emocionais, entre outros aspectos, sob outras perspectivas.

Na terapia existe a escuta respeitosa do terapeuta. É importante que seja assim.

A Terapia auxilia no auto acolhimento da própria humanidade, no autodiscernimento dos sentimentos, no crescimento pessoal, na maturidade das escolhas que se faz na vida.

Existe diversidade na terapia. Cada pessoa é capaz de sentir a mais adequada a si mesmo, e isso é muito bom.

Se você que está lendo este texto, ainda tem receio de procurar um terapeuta, eu respeito sua escolha, no entanto, se você quiser conversar sobre isso, envie uma mensagem e agendamos a conversa.


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post Terapia e Ajuda apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/terapia-e-ajuda/feed/ 0
Amores Silenciosos – Bem querer e afins https://www.elainelealcarvalho.com.br/amores-silenciosos-bem-querer-e-afins/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/amores-silenciosos-bem-querer-e-afins/#respond Wed, 18 Aug 2021 20:59:58 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1194 Amores silenciosos, são apenas silenciosos, não são invisíveis…na maior parte do tempo, não os percebemos talvez por estarmos ocupados demais com pensamentos, distrações externas, verborragia, devaneios. Aqueles que amam no silêncio, o fazem de modo bem simples, amam nas ações que não são consideradas importantes. Na “cegueira “do dia a dia estes amores, são confundidos […]

O post Amores Silenciosos – Bem querer e afins apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Amores silenciosos, são apenas silenciosos, não são invisíveis…na maior parte do tempo, não os percebemos talvez por estarmos ocupados demais com pensamentos, distrações externas, verborragia, devaneios.

Aqueles que amam no silêncio, o fazem de modo bem simples, amam nas ações que não são consideradas importantes.

Na “cegueira “do dia a dia estes amores, são confundidos com outras coisas.

São pequeninos no tamanho daquilo que se propaga como ato amoroso e são gigantes naquilo a que servem.

Ocupam pequenos espaços, entre uma coisa e outra.

São contínuos e quase ninguém percebe.

Os amores silenciosos podem estar no cafezinho gostoso que alguém oferece, na comida que nos é servida, no copo de água que alguém nos traz em momentos difíceis, nas orações dirigidas a nós, por pessoas com as quais não temos intimidade e que o fazem ocultamente, no cumprimento que recebemos das pessoas, nas mensagens inesperadas, no bilhete deixado em algum lugar visível, no desejo de boa sorte, e em muitos outros lugares…

Quando um amigo(a) combina te encontrar, traz algo para você, por mais singelo que seja, é um amor silencioso.

Sabe aquela tia, que você nem lembra que existe, telefona e pergunta se você está bem, pois é… um amor silencioso…

Muitas vezes eu recebi amores silenciosos e não percebi de imediato, compreendi muito tempo depois.

Como faz bem reconhecer estes amores!

Produz a necessidade de retribuir e com isso tem-se um momento de felicidade.


Elaine Leal Carvalho
Terapia Transpessoal e Constelação Familiar.

O post Amores Silenciosos – Bem querer e afins apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/amores-silenciosos-bem-querer-e-afins/feed/ 0
Tristeza https://www.elainelealcarvalho.com.br/tristeza/ https://www.elainelealcarvalho.com.br/tristeza/#respond Wed, 13 Jan 2021 16:33:51 +0000 https://www.elainelealcarvalho.com.br/?p=1159 Posso escrever sobre a tristeza partindo da minha vivência. Tristeza existe. É real. Socialmente a tristeza não é vista com olhos compreensivos. É vista como um sinal de perigo, quase como uma doença contagiosa. A maior parte das pessoas, tem medo de entrar em contato com a tristeza. Talvez por medo de não suportá-la. Encontram […]

O post Tristeza apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
Posso escrever sobre a tristeza partindo da minha vivência.

Tristeza existe. É real.

Socialmente a tristeza não é vista com olhos compreensivos. É vista como um sinal de perigo, quase como uma doença contagiosa.

A maior parte das pessoas, tem medo de entrar em contato com a tristeza. Talvez por medo de não suportá-la. Encontram uma maneira de ignorá-la de fazer de conta que não existe. Engolem a tristeza colocando-a em um canto qualquer de si mesmo com o famoso “ deixa pra lá “.

A tristeza é quase proibida.

Tristeza é confundida com depressão e dá-lhe tarja preta para não sentir.

Estar triste faz parte dos sentimentos que habitam nosso ser, assim como estar com raiva, estar com medo, estar feliz.

Ninguém é feliz o tempo todo.

Estado de espírito não é uma linha contínua e permanente. Se alterna conforme as circunstâncias, acontecimentos, situações.

Ouço muitas e muitas vezes pessoas dizerem : não gosto de ficar perto de gente triste.

A tristeza também é confundida com pessimismo. Esta confusão de interpretação acontece quando se teme olhar para si mesmo.

Em redes sociais é PROIBIDO expressar tristeza. As fotos com seus filtros, truques e maquiagens, os vídeos editados e elaborados querem nos fazer acreditar que a felicidade é o único sentimento que pode ocupar espaço.

Quem está triste acaba por se isolar pois sabe que não será acolhido e compreendido. Não terá companhia, a não ser a própria tristeza.

É vergonhoso estar triste. O que os outros vão pensar ?

Querer atender o tempo todo a expectativa dos outros, é triste. Muito triste.

Na felicidade, ainda que mentirosa, sempre há companhia e acolhimento.

Quem está triste é cobrado com relação ao tempo de sentir-se assim.

Não pode ficar triste por mais de uma hora. Não pode !

A cobrança em relação à duração de um sentimento é desigual.

Excessos em qualquer sentimento, pedem atenção.

Eu acolho minha tristeza.

Como qualquer outro sentimento, a tristeza tem algo para me dizer. Algo importante e profundo.


Elaine Leal Carvalho
Terapeuta e Consteladora Familiar

O post Tristeza apareceu primeiro em Elaine Leal Carvalho - Terapeuta.

]]>
https://www.elainelealcarvalho.com.br/tristeza/feed/ 0